As mazelas e bençãos de uma Recepção...

Recepção por excelência devia exigir algum conhecimento em psicologia, com nuances de teologia para profundo discernimento de "amor ao próximo".
Deixa eu aprofundar melhor sobre esses dois requisitos:
Dependendo de onde você trabalha (consultório médico, advocacia, indústria, etc), um desses requisitos mencionados será seu mantra pessoal...
Se você trabalha em consultórios, lidará com clientes carentes de atenção que lhe pedem para se importar com eles e suas dores. Sejam elas físicas ou emocionais. Muitas vezes a dor é emocional mesmo, pois enxergam em você a pessoa ideal para falar da vida porque não faz parte do ciclo de vivência deles, logo, o seu desconhecimento acerca da vida do cliente fora daquele consultório/escritório faz eles enxergarem em você um excelente confessionário. Nada saudável eu  diria. Por isso digo sempre que há perfis e perfis de recepcionista.
Se você trabalha em grandes empresas do tipo multinacionais/indústrias, entra o segundo requisito: "amor ao próximo", em outras palavras, uma paciência e domínio ferrenho  da vontade de dizer umas poucas e boas para aqueles seres que lhe olham de cima e te acham pouco digna de ser informada quando há alguma mudança em seu ramal/e-mail/celular da empresa e você que se vire para atualizar suas informações que fazem fluir o dia a dia da empresa.
Ninguém deve imaginar que muitas vezes não recebe aquela ligação indesejada das lojas "abc" te cobrando por uma fatura não paga e que a recepcionista com toda a paciência do mundo desvia a ligação, diz que você não está, que se mudou para o Japão e todas aquelas adoráveis sugestões que recebemos de "não me transfira isso ou aquilo." A coisa fica mais legal ainda quando nos olham com aquele olhar superior de eu tenho faculdade e "sei" mais do que você. Olha jovem, eu posso lhe garantir que diploma nenhum é blindagem para ignorância.
Não tenho preconceito com faculdade. Juro. Tentei frequentar algumas e foi realmente interessante o que vi... Hoje optei por modalidade EAD pois me oferece o que eu busco e vou sempre além do estudo proposto, buscando outras fontes de saber. A faculdade me dá as diretrizes e caminho e eu vou caçando trilhas em paralelo. O bom é que não há a obrigatoriedade de uma sala de aula, horários definidos. Eu amo isso, poder estudar na hora que eu quero no silêncio de minha casa, sem conversas paralelas. Sempre absorvo mais do conteúdo. Isso se reflete em meu lado profissional. Mas repito: diploma nenhum lhe dá o direito de ser nonsense.
Maaas.... voltando ao tema... Como em todas as profissões, há quem ame detonar sua área de atuação.Gente que está ali apenas esperando o ponteiro do relógio bater o horário de entrada e saída e o dinheiro pingar na conta todo mês. Gente, eu gosto de dinheiro na conta também. Afinal tenho gastos como qualquer mortal e para isso trabalho.  Agora me dói os rins de verdade, chegar em outros lugares e ver verdadeiros atentados a profissão de recepcionista na forma de atendimento. Profissionais rudes (tá nervoso(a)?? vai pescar ném), sem o menor senso de sensibilidade para com o próximo. Chega a dar vergonha alheia.
Deixa eu dar uns toques aqui para esses corações brutos:
- Quando alguém chega na sua área para fazer entrevista, não o trate como um inimigo que chegou ali para roubar seu emprego (talvez roube mesmo se continuar a agir assim). São pessoas que vem até a empresa com o coração na mão, pois dependem de uma aprovação e dessa chance para voltar a colocar o pão na mesa depois de muito tempo entregando currículos. Seja humana(o) ao atendê-los. Não vai cair sua mão oferecer uma água e a empresa não ficará mais pobre se oferecer um café. E um sorriso por favor! Mas sincero. Se não sabe sorrir, ao menos trate com educação e cortesia.
- Cliente, por mais sisudo que seja, não deixará de ser cortês com você. Então independente da educação dele(a), seja cortês. Isso quebra qualquer superioridade.
- O carteiro, também está com as correrias dele. Com horários apertados, então não desconte o atraso dele em pegar seus malotes. Sabia que ele sai feito um louco com o carro para cumprir os horários malucos da firma e sempre tem uns abençoados que deixam os malotes para a última hora em outras empresas que ele recolhe?? Pois é colega... isso existe! Ele está apenas tentando dar conta de tudo para não levar xingo também. 
O negócio aqui coleguinha... é se colocar no lugar dos outros. O que não quer que façam a você, não faça a eles. Tão simples e tão complexo não?? Se parar para analisar e sair desse mundinho de apenas bater cartão como o "sistema" te ensinou... verá que há todo um mundo passando pela recepção. Esse local sagrado é quase uma faculdade de tanta coisa que se ensina, basta que seus olhos estejam alertas para absorver aprendizados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entre dois mundos...

Os consolos e pedalas...

Ô Raça!!!!