A interpretação de texto e sua ajuda em nossa rotina....
Faz tempo que não ando por aqui....
Mas achei uma outra "casa" para falar de assuntos profissionais :)
LinkedIn!
Como não sou má :3
Republicarei alguns aqui.
Enjoy!
Eu sou fã confessa de livros. Não se assuste se meus olhos brilharem quando entro em uma livraria e me esqueça quando eu estiver lá, pois me encontro em um universo paralelo. Desde criança a imagem mais forte que tenho de minhas descobertas nesse setor, é a de que lia toda placa, informação, mensagem em cadeira de ônibus e tudo que tivesse letras na minha frente. Não me lembro com qual idade aprendi a ler, mas sei que sou apreciadora de palavras e dos efeitos que elas causam ao nosso redor.
E pensando nisso esse fim de semana, que por acaso foi de provas em muitos lugares, tais como concursos, vestibulares e etc... me deparo com algumas informações curiosas:
Concurseiros batendo boca com o fiscal de sala porque queria entrar com lápis e lanches em embalagens originais dizendo que ninguém avisou (????).
Vestibulandos rasgando os olhos de choro por chegarem atrasados e não permitirem sua entrada para fazer a prova...
E tudo isso recai em um detalhe que quase ninguém se atentou: A LEITURA DO EDITAL.
Aí quando os fiscais perguntam: Você leu o edital???? Logo vem aquela cara de mofa ( onde você sabe que a criança não leu) dizendo que leu e não encontrou essa parte... ou seja a parte que leu foi apenas do salário oferecido, cidade, de que horas a que horas e dia da prova.... o resto, eram palavras demais que cansariam a pobre alma de se informar...
Uma informação rápida:
O Brasil segundo uma reportagem do site blasting news informa que uma agência chamada NOP WORLD sobre o índice de leitura em vários países, apontou nosso país com a 27ª posição no ranking de leitores com uma média de apenas 5 horas e 12 minutos por semana contra uma média de 18 horas e 15 minutos de TELEVISÃO. (Isso em meados de Setembro/2015).
Quer dizer.... ver é mais fácil do que ler.
Quando eu digo que estudo a distância e leio muitas apostilas e textos para assimilar o conteúdo, vejo muitos torcendo a cara porque eu disse a palavra perigosa: Leitura! Chega a ser quase um palavrão.
A maioria está tão no automático de não analisar o que colocam em suas caras para leitura que diz logo sim para tudo e já vai perguntando onde assina. Depois, saem desesperadas a procura de advogados dizendo que foram lesadas e etc e tal porque simplesmente não leram os contratos e minutas da vida com a devida atenção.
Entendem que isso é um problema crônico??? Até nas redes sociais. Você escreve textão e logo é vaiada porque o povo tem o quê??? Preguiça de ler... Então é mais fácil transformar uma reflexão em piada porque ninguém quer textão em rede social. E ai de quem achar bacana e resolver comentar porque leu até o fim... é zoado (a) até umas horas porque o bacana são frases de efeito e imagens. Como a timeline é minha.... escrevo até um livro se eu quiser... :)
Falta interpretação de texto na vida das pessoas. Falta pausa para vírgulas. Falta paciência para absorver conteúdos. Todo mundo quer tudo pronto hoje em dia. Sobram leitores de textos para baixar, mas falta a curiosidade de entender o significado das palavras.
Sobram pessoas se estapeando porque não farão provas na vida por simplesmente não ler um edital até o fim. Quer uma dica? Leia tudo, absorva o conteúdo e anote os dados importantes: O que vai cair na prova, quando será e onde, que documentos levar no dia, se isso ou aquilo pode, e já saia preparado. Depois é só estudar exatamente o que o edital pede e pronto: vai ser feliz, aprovado,concursado ou o que quer que seja na vida. Só não culpe os outros pela sua desinformação porque meu amigo(a) isso não cola mais e fica feio. Informações são o que mais tem por aí.
Entrei nessa de fazer alguns concursos só para ver como anda a minha "cdefice". E juro que daria para escrever um livro com muitas crônicas dos absurdos que presencio por aí.
Parece que todo mundo anda atarantado (Segundo palavras do dicionário: que se atarantou; aturdido, desnorteado, confuso, baratinado) e não prestam atenção ao que estão fazendo. Apenas seguem o que os outros fazem. Isso é um perigo. Quando você entra no automático e deixa que os outros analisem o que deve ler,ver e ouvir.
Saia dessa vida automática e retorne aos primórdios de sua vida, quando tinha aquela curiosidade infantil que deixou morrer no decorrer dos anos.
Leitura é um hábito sadio, e te presenteia com algo chamado seletividade, pois leitura traz conhecimento e com eles filtros sobre o que você realmente quer aprender. Se não gosta de ler nada, faça como eu, descobri o gosto pela leitura com revistas em quadrinhos. Depois fui pegando vício por pequenos livros, quando dei por mim estava devorando em um dia um livro de 700 páginas.
Esse hábito maravilhoso te dá outro poder super bacana: chama-se leitura dinâmica. O povo de casa me pergunta como consigo devorar um conteúdo tão rápido e ainda entender tudo o que li. Não sei explicar. Só digo que quando se gosta de ler, nada é um fardo, tudo é um deleite. Sempre digo que quando eu "crescer" e tiver casa própria, farei um cantinho da leitura. Uma biblioteca recheada de diversos títulos para meu deleite. Com direito a uma poltrona reclinável e um chá para acompanhar :3
Mesmo lendo, sei que devo ter alguns erros de concordância nos textos. Mas calma que não fiz letras, logo, sou uma entusiasta. Tento dar significado ás minhas palavras e quando começo um tema, me empolgo e não paro mais.
Portanto se encontrar algum erro importante, não deixe de me comunicar. E se houver uma boa indicação de livros, por favor não deixem de comentar.
Eu eu ouvi um amém para a leitura?? ÃH? ÃHHH???? :) :) :)
Comentários
Postar um comentário
Achou legal? Odiou ? Não tem idéia?...
COMENTE!!!!!